terça-feira, 17 de março de 2009

Troféu Brasil - 4º Lugar

ADM1_3352

Olá Pessoal!
   Relato aqui minha experiência na etapa de abertura do Troféu Brasil 2009.

Natação e Início Bike
   "Chequei tudo na transição e fui aquecer. Larguei bem e consegui uma ótima posição no começo. Mesmo ainda não me sentindo forte na natação, acho que ela foi boa, pois saímos para pedalar, eu e o Fred Monteiro, onde já estava pensando em buscar o Paulo Miyasiro e o Marcus Fernandes que saíram um pouco na frente.
   Perto do km 6 o Fábio Carvalho nos pegou, tudo bem porque ele tem um pedal forte, mas achei que ele nos pegou muito rápido e eu estava fazendo força. Quando ele nos passou o ritmo aumentou um pouco e comecei a sofrer para acompanhar os dois. Mesmo assim a diferença para o Shiro e o Marquinhos aumentava. Já estava começando a achar que não estava muito bem, mas continuei me esforçando muito para manter o contato com o Fred e o Fábio.

Penalização em Boa Hora
   Perto do km 16 fui penalizado, não sei se foi justo (a gente sempre acha que não), mas eu não estava escondendo nada... o árbitro estava nos acompanhand,o o tempo todo, e eu achava que estava mantendo a distância permitida.
   Não sei se é porque eu estava sofrendo muito para acompanhar o ritmo imposto pelo pessoal, mas realmente achao que eu estava fora da área de vácuo. Só penso que ele poderia ter, pelo menos, dado uma advertência sobre a distância antes de penalizar.
   Mas tudo bem (nem tanto)! Encostei a bike coloquei o dois pés no chão e esperei 1 minuto. Fiquei muito desanimado neste momento, pois sabia que tinha perdido contato com os líderes e provavelmente meu ritmo iria cair mais ainda, com outros atletas também me passando.
   Enquanto estava parado tomei um pouco de água e segurando a bike com a mão, a senti pesada demais... Checando o freio da frente, vi que estava travando a roda!
   Centrei o freio e soltei o máximo. Isso é uma coisa que sempre olho antes da prova (mais de uma ve). Na verdade eu olho várias vezes, principalmente quando estou treinando e acho que está muito difícil e não estou pedalando bem, fico olhando direto e pensando "O freio deve estar pegando, só pode ser isso!" e quase sempre está normal e o problema é comigo mesmo!
   Mas na hora eu não tinha certeza... só subi na bike e voltei a pedalar. Logo que voltei já me senti um pouco melhor e até a velocidade estava um pouco maior. Ficava pensando, será??! Tinha descansado 1 minuto e poderia ser isso também.

Recuperação
   Quando passei no retorno dos 20km tinha perdido um pouquinho mais que 1 minuto em relação ao Fábio e ao Fred, mas estava me sentindo muito melhor.
   Quando estávamos na Av. Portuária vi que estava tirando a diferença e então tive certeza que hoje o problema era o freio mesmo! Ainda não sei onde o freio começou a pegar.. se já saí pra pedalar assim, se foi em algum buraco que a roda desalinhou, ou em um dos retornos o freio pode ter ficado errado.
   O importante é que me animei e alcancei o Fábio, que com certeza também não estava em um bom dia, no km 35. Na transição tinha conseguido tirar 1 minuto dos 4 que estavam na minha frente em relação ao retorno do km20, mas saí para correr cansado porque tinha feito muita força na bike.

Parte Final
   Ainda estava com medo de quebrar e talvez não ficar entre os cinco melhores, mas ainda assim  consegui passar o Fred e cheguei uns 15 segundos atras do Fábio que devia estar só administrando, porque seria muito difícil alcançar o Shiro e o Marquinhos (esse sim estava em um dia bom, parabéns!!).
   No final de prova estava muito chateado, mas valeu a pena, foi um ótimo treino, principalmente na bike e aprendi mais algumas coisas, inclusive que, infelizmente, em mais de um aspecto, nem sempre o que vale para um, vale para todos.
  Quarto lugar de novo! Espero que na próxima etapa dê tudo certo e possa melhorar o resultado.
   Agora continuo os treinos pensando na World Cup de Mooloolaba dia 29! Abraço até mais."

Resultados
Masculino
1- Marcus Fernandes - 1h50min20s
2- Paulo Henrique Miyashiro - 1h50min21s
3- Fábio Carvalho - 1h53min19s
4- Igor Amorelli - 1h53min37s
5- Frederico Monteiro - 1h54min07s

Feminino
1- Carla Moreno - 2h02min56s
2- Vanessa Gianinni - 2h07min17s
3- Fernanda Garcia - 2h09min48s
4- Carolina Pereira - 2h10min34s
5- Gisele Bertucci - 2h13min52s

Nenhum comentário: