O dia 29 de Agosto de 2009 amanheceu acinzentado, sem graça e com uma brisa gélida. Um dia convidativo para ficar em casa assistindo tv. Mas, não foi bem assim!!!
Com duas semanas de antecedência não precisava ser meteorologista para prever que o dia seria instável, sujeito à trovoadas, raios, relâmpagos, com um brilho intenso e explosões de
sentimentos ao final do dia. Para isso bastava analisar o "start list" do Ironman 70.3 Brasil 2009.
Entre a elite feminina estava a atleta olímpica Carla Moreno, a americana vice campeã do Ironman Brasil 2009 Heather Golnick, além de Vanessa Gianini mais novo expoente do Triathlon Nacional. Entre a Elite Masculina havia 6 nomes com totais possibilidades de estar no topo do pódio no final daquele dia. Numa combinação de talentos homogêneos que deveriam protagonizar uma das etapas de Ironman 70.3 mais equilibradas do mundo.
Vamos listá-los de forma alfabética, único modo que vejo de classificá-los sem cometer injustiças:
Fábio Carvalho; Campeão Mundial de Ironman Amador.
Igor Amorelli; Vice Campeão do Ironman 70.3 Brasil 2008 e St Croix 2009.
Oscar Galindez; Tricampeão do Ironman Brasil (2003, 2006 e 2007).
Paulo Miasyro; Campeão Ironman 70.3 Brasil 2007.
Reinaldo Colucci; Vice Campeão do Ironman Brasil 2009.
Santiago Ascenço; Vice Campeão Ironman 70.3 Disney 2009.
A sexta-feira que antecedeu o evento foi abençoada pelo melhor de Santa Catarina. O sol brilhava e aquecia os atletas que realizavam seu bike check-in e reconheciam o percurso da prova. A calma praia de Itapocorói com sua paisagem bucólica e inúmeros barcos de pesca convidava à todos para um banho de mar em suas águas de temperatura agradável.
Na manhã de sábado, a Santa e Bela Catarina preparou o clima ideal para competir uma prova de longa distância. Temperatura agradável, sem ventos e céu encoberto. Antes da largada no sistema de som tocava um hip hop profético que dizia "eu tenho uma sensação, que essa noite será uma grande noite". Quando os 500 atletas se lançaram ao mar capitaneados pelo melhor da elite sulamericana uma pergunta corria pela areia entre os amantes do triathlon e inúmeras respostas e combinações para o pódio surgiam a cada palpite.
Ao final da natação o esperado aconteceu, Paulo Miasyro abriu vantagem sobre seus perseguidores. No segundo pelotão estavam Igor Amorelli, Fábio Carvalho Reinaldo Colucci. Os três contavam os segundos de vantagens que abririam de Oscar Galindez e Santiago Ascenço. Durante a etapa de ciclismo, 3 voltas para formar os 90km em 12 pernas pela Trans Beto. A cada passagem do pelotão um rosto estava à frente. Oscar e Santiago alcançaram Igor, Fábio e Reinaldo, que juntos alcançaram Paulinho.
Em uma cena das mais bonitas do triathlon nacional, nenhum dos atletas se escondeu nem teve medo de buscar a frente, mostrar sua força para dizer do que seria capaz naquele dia. Ao final do ciclismo entregaram as bicicletas juntos: Santiago, Oscar, Igor, Fábio e Reinaldo.
Ao saírem da transição Santiago e Igor mostraram a atitude do que buscavam naquele dia. Durante a primeira volta, Santiago Ascenço abriu 2 minutos de vantagem para Igor Amorelli que por sua vez colocou 40 segundos de dianteira para Oscar Galindez e Fábio Carvalho. Reinaldo Colucci estava em quinto lugar, colocação na qual já dava indícios que terminaria a prova.
Durante a segunda volta a previsão do tempo se confirmou. Como um raio Santiago manteve o ritmo frenético de corrida até a linha de chegada para se tornar o campeão do Ironman 70.3 Brasil 2009.
Em um ataque relâmpago Fábio Carvalho deixou o multicampeão Oscar Galindez para trás e foi em busca do segundo colocado Igor Amorelli. Com 14km Fábio e Igor estavam juntos. Mantendo a pegada, Fábio conseguiu fazer o último retorno à frente de Igor. Com 17km Igor se via em terceiro à 30m de seu adversário. Foi aí que começou a trovoada!
Igor Amorelli longe da vista de seus inúmeros fãs, que compunham uma animada torcida uniformizada de laranja e sua silhueta nas costas, reuniu todas suas forças a parecia ter absorvido cada grito de incentivo e a energia que o sol emanava, com a lua como testemunha incrédula e retribuiu o ataque desferido por seu adversário desta vez porém com um último e derradeiro golpe.
Surgindo no km 20 em frente aos olhos estupefados de sua torcida com uma vantagem impressionante para o terceiro colocado, causando uma explosão de alegrias e sentimentos, cativando à todos com o brilho intenso do sorriso e olhar de um campeão.
Quando Igor Amorelli chegou no funil para percorrer o tapate vermelho o hip hop da largada tocava de forma a arrepiar a todos. Embalando Igor Amorelli que levantava toda a arquibancada com muito carisma durante sua chegada ovacionado por familiares, amigos, companheiros de
triathlon e catarinenses que cantavam... " eu tenho a sensação que essa noite será uma grande noite"....
E foi uma dos maiores dias do triathlon brasileiro.
Parabéns à Santiago Ascenso, Igor Amorelli, Fábio Carvalho e Vanessa
Gianini (Campeã do Ironman Brasil 70.3).
Um abraço especial à Adriano Sachetto sexto lugar geral em sua estréia em Ironman 70.3 e aos 500 atletas que fizeram parte desse sábado qualquer.
Masculino
1- Santiago Alves Ascenço (Brasil), 3h47min09s
2- Igor Amorelli (Brasil), 3h52min21s
3- Fábio Carvalho (Brasil), 3h54min00s
4- Oscar Galindez (Argentina), 3h54min58s
5- Reinaldo Colucci (Brasil), 3h57min42s
Feminino
1- Vanessa Gianinni (Brasil), 4h29min35s
2- Heather Gollnick (EUA), 4h30min58s
3- Pamela Tastets (Chile), 4h36min58s
4- Susana Festner dos Santos (Brasil), 4H44min15s
5- Fernanda Garcia (Brasil), 4h45min19s
Denis Pierry - Assessoria Imprensa Igor Amorelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário