Todo final de ano as pessoas fazem análises do que aconteceu durante o ano e planejam metas e objetivos para o ano vindouro, no esporte não é diferente. Um balanço crítico e criterioso do ano e o estabelecimento de metas reais e paupáveis são de suma importância na carreira do triatleta.
O primeiro passo é ter senso crítico do que aconteceu na última temporada. Analisar os bons e maus resultados é difícil, já que nem toda vitória é tão boa e a derrota às vezes não é ruim. É neste paradoxo que se esconde a essência da satisfação e motivação. Para sua retrospectiva 2009 dar certo você precisa ter feito um planejamento correto no fim de 2008, deve ter traçado metas plausíveis e durante o ano ter se dedicado a elas e não mudado o rumo (Ex. Em 2009 quero ser Campeão Mundial de Duathlon Terrestre, e durante o ano gostou tanto das provas de longa distância que não participou nem mesmo do Brasileiro de Duathlon Terrestre).
Para o catarinense Igor Amorelli, (Saucony, Orbea, Fundesporte) 2009 começou nas provas olímpicas, em janeiro. Excelentes resultados nas Pan American Cup do Chile e da Argentina, com direito a vitória e título Sulamericano de Triathlon Olímpico. Nos meses seguintes o trabalho era feito visando a etapa da ITU na Austrália, antes disso quarto lugar no Internacional de Santos.
Austrália: Igor Amorelli trabalhava forte com foco na Austrália, a prova olímpica com vácuo era traçada em sua mente, mas quis as burocracias diplomáticas que o visto australiano chegasse em suas mãos no dia seguinte à prova. Inabalável, Igor mudou seu foco alguns dias antes do evento, com a passagem para Austrália marcada na mesma noite. "Vamos ao plano B"
Altera-se a passagem da Austrália, vamos à Saint Croix, nas Ilhas Virgens Americanas para o Ironman 70.3, algumas semanas para se preparar, bicicleta diferente, sem vácuo e muitas subidas, tudo novo. O que não nos mata nos fortalece, nova motivação para grandes conquistas.
No dia 03 de maio Igor foi grande em St Croix, a imprensa do triathlon reportou, durante a prova todos pergutavam quem é Igor Amorelli, depois da linha de chegada todos já sabem. O segundo lugar no 70.3 de St Croix foi comemorado e com ele novos traçados para o ano de 2009, as provas de 70.3 voltavam a estar no seu objetivo. A sequência de provas nos levaram a etapas do Troféu Brasil, Campeonatos Brasileiros e a outro 70.3 desta vez na Suiça. Durante a viagem a Suiça, Igor adoeceu e lutando muito completou em 25o. lugar o 70.3 dos Alpes, debilitado e com mais um evento programado, Igor teve de abdicar da participação na outra prova e voltou ao Brasil para se recuperar.
As semanas que se seguiram após a Suiça foram de recuperação e o foco estava todo voltado para o Mundial de 70.3 na Flórida, mas antes o 70.3 de Penha e de Cancun.
Em Penha um resultado surpreendente. Em uma prova de alto nível, Igor foi o segundo colocado se sobrepujando a grandes nomes da Longa Distância Sulamericana. Em Cancun uma prova disputada sobre um calor intenso o terceiro lugar foi excelente para quem vislumbrava sua promeira participação no Mundial de 70.3.
Em Clearwater, na Flórida o start list era impressionante, nomes renomados do triathlon mundial, no Simpósio da Elite dava para preencher um caderno de autógrafos com tanta fera. O percurso acabou ficando muito apertado e toda a preocupação da organização com o vácuo não se mostrou eficaz. Igor foi um dos poucos punidos em uma prova onde todos atletas da Elite andaram no vácuo e 90% dos amadores também.
Em seu primeiro Mundial de 70.3, Igor foi 19º com uma corrida muito forte, que certamente o colocaria de 4º a 8º lugar se não fosse os 4 minutos de punição. Da Flórida trouxe várias lições, o aprendizado é inestimável e a experiência imensurável. Agora a certeza do trabalho bem feito.
No domingo dia 06 de dezembro Igor encerrará o ano no Troféu Brasil, circuito que ficou em segundo plano no planejamento deste ano, mas onde chega ainda com chances de ser vice campeão do circuito. Atualmente está em terceiro lugar.
Depois de uma retrospectiva positiva o planejamento de 2010 será de grandes expectativas. Um excelente ano de 2010 à todos os amantes do esporte, e que os objetivos de cada um que trabalhou aconteçam.
2 comentários:
Parabens pelo ano.
Problemas sempre vão acontecer e saber trabalhar com eles é que faz a diferença.
Olá,
Parabéns pelas conquistas. Vc é um exemplo de um grande atleta!
bjos
Talita Saab
Postar um comentário